31 de março de 2013

Generalidade ou Especialidade: eis a nossa opção!

Num post passado falámos de Mercados Tradicionais e da nossa (re)descoberta daquilo que eles são, daquilo que eles valem, daquilo a que cheiram e a que sabem...

Sem nos apercebermos fomos ultrapassando aquela linha que separa uma mera curiosidade em experimentar coisas novas, da necessidade de ter sempre à mão produtos frescos, de elevada qualidade e comercializados por verdadeiros especialistas.

A nossa opção é hoje, sem a menor margem para dúvida, o recurso aos Especialistas! Não recorremos ao pintor para pintar as paredes, ao canalizador para resolver problemas com a água ou ao electricista quando de se trata de instalações eléctricas? Então, porque adquirir produtos específicos em superfícies de carácter generalista, onde somos tipicamente tratados apenas como mais um número? Nós cansámo-nos disso...

Nos próximos posts partilharemos experiências absolutamente deliciosas, tornadas possíveis por recorrermos a quem sabe da poda!

20 de março de 2013

Chegada da Primavera

Chegou a Primavera :) e com ela as flores, o calor, o sol, a boa disposição..
Feliz dia da Primavera!




19 de março de 2013

Tomilho

Este fim semana comprámos um vasinho de tomilho vulgar, pois o nosso já tinham secado do frio. Que saudades tinhamos de um tomilho fresquinho, do sabor, do aroma :) Começámos logo a usá-lo para cozinhar, fizémos um pexinho grelhado com azeite e tomilho, e é espectacular a combinação.
E por isso, lembrei-me de hoje falar do tomilho mais detalhadamente.
Ah e não se esqueçam de hoje dia do pai, darem um beijinho grande ao vosso pai.


Tomilho Vulgar
História
Na antiguidade, o tomilho era considerado uma planta sagrada. Já figurava nos herbários dos Assírios como planta para tratar doenças dos pulmões e intestinos. Era conhecido dos egípcios e foi encontrada uma variedade no túmulo de Tuthankamon e sabe-se hoje que os egípcios o utilizavam para embalsamar. Para os romanos era o símbolo da força, e entre os gregos, era e é ainda hoje muito apreciado na medicina, na culinária e no fabrico de mel. É originário da bacia do Mediterrâneo, e cresce em abundância no sul da França, Espanha, Portugal, Itália e Grécia. O tomilho é hoje plantado um pouco por todo o mundo.
Existem várias espécies de tomilho (Thymus). O tomilho de limão (Thymus x citriodorus) exala um delicado perfume a limão algo semelhante à lúcia-lima. O tomilho (Thymus vulgaris ou Thymus praeco x) são porventura os mais utilizados na medicina e para a extracção do óleo essencial. O tomilho silvestre (Thymus serpyllum) é conhecido como a mãe dos tomilhos.
A R.H.S. (Royal Herb Society) de Inglaterra tem identificadas cerca de 120 variedades de tomilho.

Descrição
Pequeno arbusto vivaz, aromático, de caule lenhoso, folhas pequenas, elípticas de cor verde ou variegata. As flores são pequenas, cor-de-rosa púrpura, muito apreciadas pelas abelhas. Pode atingir 40 centímetros de altura. Existem também algumas variedades rasteiras. Tem sabor amargo, acre e aromático. A colheita deve ser feita durante a floração na Primavera.


Propriedades
O componente timol é um forte anti-fúngico e anti-bacteriano, sendo muito utilizado no combate às infecções pulmonares como bronquite, pleuresia, e tosse convulsa. Ajuda a desobstruir as vias respiratórias e tem acção expectorante e é frequente encontrá-lo como ingrediente principal nos xaropes contra a tosse.
Uma infusão tomada 3 a 4 vezes ao dia ajuda a combater dores de garganta e inflamações da boca e gengivas. Esta mesma infusão, pode também ser utilizada em gargarejos ou para lavar feridas.
Tem propriedades vermífugas, ajudando a expelir vermes intestinais.
É útil no combate à febre-dos-fenos e nalguns casos de asma.
O tomilho neutraliza o bacilo de Koch (tuberculose).
O timol e o carvacrol relaxam a suave cobertura muscular do trato gastro-intestinal o que o torna anti-espasmódico e um bom auxiliar digestivo, sobretudo em casos de flatulência.
É ainda utilizado para aliviar problemas de cistite.
Externamente pode utilizar-se para curar pé-de-atleta, candídase e outras infecções fúngicas.
Alivia picadas de insecto, dores reumáticas, sarna e piolhos. Tanto em forma de infusão ou algumas gotas do óleo essencial diluídas em água ou óleo de amêndoas doces.

Cosmética
São muito utilizado no fabrico de shampoos, sabões e sabonetes, dentífricos e desinfectantes.


Tomilho limão
Culinária
Muito apreciado para temperar carne e peixe. Usada como condimento, ajuda a digerir pratos pesados. Fica delicioso no molho de tomate e outros molhos. As folhas verdes ou secas usam-se em grelhados, queijos, saladas e leguminosas, facilitando a digestão das mesmas.

Jardim e horta
Fica muito bonito em pequenas sebes. Atrai borboletas, abelhas e outros insectos benéficos. Acentua as qualidades aromáticas das outras plantas herbáceas e afasta as lagartas das couves. Pode pegar-se por estaca ou por separação das raízes na Primavera. Deve ser podada logo após a floração se não quer que a planta se torne demasiado lenhosa.
O Tomilho gosta de solos bem drenados, adaptando-se mesmo em solos muito secos. Os Invernos muito chuvosos e os terrenos encharcados podem contribuir para que apodreçam e morram precocemente.
Subsiste também nos meses mais frios do ano desde que protegido ou colocado no interior. Prefere locais temperados, no entanto são resistentes às geadas. O tomilho suporta temperaturas entre 4°C e 25°C.


Tomilho Florido


10 de março de 2013

Especiarias

Que saudades de ver uma destas bancadas de especiarias no mercado, as variedades, os cheiros, os olhos que também comem.
É um espectáculo bonito de se ver.
Tive o prazer de encontrar no sul de França (1a foto) e na Índia (2a foto).
Cá não temos essa cultura de ter tantas especiarias no mercado. Temos algumas, mas mesmo assim vê-se mais em mercados ou lojas em que são africanos ou indianos a vender, pois pertence mais à sua cultura.
Explorem as especiarias na vossa culinária, pois trazem um enorme valor acrescentado à já nossa rica gastronomia.